
Álbum une violão de Marco Pereira à gaita de Gabriel Grossi
Existem certas combinações no mundo da música que são muito especiais. Uma delas é a combinação do violão do Marco Pereira com a gaita do Gabriel Grossi. É algo como café-com-leite, pão-com-manteiga, arroz-com-feijão... coisas que parecem ter sido descobertas já misturadas. E é assim mesmo. Depois que a gente percebe quanto é boa a mistura, é impossível viver sem ela.
No caso do Marco e do Gabriel, o que chama muito a atenção é a capacidade dos dois de fazerem seus instrumentos soarem únicos. Parece que o violão e a gaita querem conversar com a gente, nos contar um história. É um caso raro de afinidade musical onde tudo parece dar certo e não existe a mínima possibilidade de desencontro.
São dois virtuosos no sentido mais puro da palavra. Técnicas brilhantes, sempre a serviço da qualidade musical. Pode-se estar ouvindo algo de extrema exuberância técnica como os temas velozes que eles abordam, mas também algo de extrema delicadeza, onde é possível apreciar o trabalho de sonoridade do duo.
Marco e Gabriel se conheceram em Brasília, gravaram juntos em meu CD Eu me Transformo em Outras e agora preparam o lançamento deste belo trabalho que foi batizado, com toda razão, de Afinidade. O álbum pretende mostrar a força dos intérpretes, dos arranjadores e dos compositores que os dois são.
Vejo este encontro como um trabalho criativo onde não se pretende priorizar os elementos técnicos e o virtuosismo gratuito, mas as construções harmônicas e melódicas sofisticadas assim como as formas musicais repletas de nuances. É, sem dúvida, o que há de melhor na música!
Com a música é assim. Ela nos toma, nos invade quando tem que ser. Chega para transformar, modificar nosso olhar, e sublinhar épocas inteiras de nossas vidas. Depois de tanto tempo lidando com as sensações e assaltos que ela provoca, acredito que a música realmente arrebatadora seja aquela que invade irremediavelmente a quem nos está servindo dela. E aí me deparo com músicos como Marco Pereira e Gabriel Grossi. Porque a vida tem disso. Com a maioria a gente se esbarra, mas com alguns a gente se encontra.
Tive o privilégio de testemunhar esse encontro durante o projeto Eu Me Transformo em Outras. Começamos então a perceber (eu, Hamilton de Holanda, Bia Paes Leme e Márcio Bahia) que, lá pelos camarins, entre uma passagem de som e outra, a gaita e o violão permaneciam soando, e que havia outro fruto nascendo ali. Um fruto que agora colhemos doce, tenro, delicioso, chamado Afinidade.
Tão bonito assistir a um encontro no sentido mais integrado da palavra. Marco tem excelência pra estar junto, mesmo porque tem uma prateleira cheia de prêmios por seus trabalhos-solo. Tem a experiência de quem aproveita cada minuto para se aperfeiçoar e arrancar o prazer mais inteiro que a música pode proporcionar, quando tocada com devoção, se é que vocês me entendem!
Já Gabriel, que conheci quando ele tinha 24 anos — e foi outro dia — é aquele menino que leva a lição pra casa e, no dia seguinte, já tem algo pra ensinar. Intuitivo, atrevido, reconhecido por seus mestres, um músico emocionado e emocionante. Aliás, a mais forte afinidade entre esses dois instrumentistas certamente está nessa entrega passional, agregada ao talento excepcional pra fazer música.
O rio corre pro mar e a natureza encontra seu curso. A viagem começa com Mulher Rendeira e termina Nos Horizontes Do Mundo. Que assim seja. A música de vocês começa num ponto e deságua no mundo inteiro. E eu só quero é estar sempre perto![fonte]
Faixas:
01 Mulher Rendeira 6m31s
02 As Rosas não Falam 3m56s
03 Coisa No. 8 4m55s
04 Choro pro Waldir 4m40s
05 Caymmi Encontra Nazareth: Maracangalha / Escorregando / Você já Foi à Bahia 5m46s
06 Foi a Noite 3m17s
07 Sambadalú 4m27s
08 Modinha 3m40s
09 Ponto de Luz 3m23s
10 Nos Horizontes do Mundo 3m53s
compre este disco aqui!
Ficha técnica:
Marco Pereira: violão Sughyiama de 8 cordas - (1987) / violão clássico Walter Vogt (1976)Gabriel Grossi: Harmônica Cromática em Dó
Concepção e arranjos - Marco PereiraDireção de gravação - Marco Pereira e Gabriel Grossi
UMA REALIZAÇÃO BISCOITO FINO
Direção geral - Kati Almeida Braga
Direção artística - Olivia Hime
Coordenação de produção - Pedro SeilerAssistentes de produção - Tomaz Secco e Mila Freitas
Gravado e mixado por Gabriel Pinheiro
Assistência de Fernando Prado e Flávio Santos
Masterizado por Luiz Tornaghi
Design: Antonio Pedro
Um comentário:
poderia disponibilizar o album novamente??
grato.
Postar um comentário